Plano de Aula

Plano de Aula


Título: Aprendendo e brincando com as Tecnologias

Conteúdo: Linguagem e Motricidade

Público alvo: Crianças autistas com a faixa etária de 5 anos.

Duração da atividade: 2 horas

Objetivos Gerais:

Aprimorar a Linguagem.
Compreender e identificar a sequência dos fatos e acontecimentos.
Desenvolver a área motora.

Objetivos Específicos:

Discriminar fatos e acontecimentos.
Executar movimentos motores.
Interpretar e reorganizar a Linguagem Oral e Visual.
Enriquecer e ampliar o vocabulário


Metodologia (Passo a passo):

            Inicialmente será disponibilizado para a criança autista um vídeo com a narração da história: “Os Três Porquinhos”. Após a visualização do vídeo, a criança terá acesso ao game da história narrada. Nesse game, o objetivo que a mesma precisará alcançar será de observar e analisar as gravuras da história e seus diferentes momentos e reorganizar os fatos reproduzidos nas gravuras em sequência correta dos acontecimentos. Esse game se dará através do simples manuseio do mouse arrastando as gravuras para os espaços devidos e respeitando a sequência correta da história.
Ainda sobre a história: “Os Três Porquinhos”, será disponibilizado um livro interativo, na qual a criança através do mouse arrastará objetos da história aos seus lugares devidos e ainda descartar personagens e objetos que não fazem parte da mesma.

Recursos: Vídeo, Histórias Seriadas, Games e Livro Interativo.

Avaliação: Através da observação direta sobre o posicionamento do aluno autista para com as atividades propostas, a sua participação, contribuição e a relação que estabelece com as tecnologias utilizadas.

Referência Bibliográficas:
http://www.youtube.com/watch?v=cp5rpv_P0k8 (Vídeo com a História: " Os Três Porquinhos")
https://www.todolivro.com.br/livros-infantis-por-formato/livros-interativos/conto-cenario-tres-porquinhos-os.html (Livro Interativo: "Os Três Porquinhos")

Autora: Camila Rodrigues



   PLANO DE AULA
TÍTULO:  De conto  em  conto: "Quem conta um conto, aumenta um ponto"! Trabalhando a literatura na educação de surdos.

CONTEÚDO: Alimentação (Ciências)

PÚBLICO- ALVO: Alunos surdos em classe inclusiva ( 6 e 7 anos)

DURAÇÃO DA ATIVIDADE : 2 horas
OBJETIVOS GERAIS: Incentivar o prazer e o  gosto da leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Identificar os alimentos que fazem bem a nossa saúde;
                                               Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa  alimentação

         CONTO  ESCOLHIDO: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
METODOLOGIA:
 A aula iniciará com apresentação do mini- projeto e com a contação de história do livro em libras.O livro  poderá ser copiado para apresentação no Data Show.
Após a contação de história, será o momento  da roda de conversa, onde os alunos deverão contar o que entenderam, o que gostaram, o que não gostaram,isto é, momento de troca e interação. No caso  do aluno surdo , caberá ao professor ser o mediador dessa interação do  surdo e ouvintes.

  
                                           http://culturasurda.net/category/historias-em-l-s/


A partir da maçã da Branca de Neve que representará o alimento saudável  será desenvolvido o  conteúdo proposto.Após os alunos seriam encaminhados para sala de informática para "o jogo das frutas".



http://www.librasbrincando.com/ (Jogo das frutas)

http://teleduc.proinesp.ufrgs.br/cursos/diretorio/tmp/313/portfolio/item/105/Microsoft_Word__MEU_TRABALHO_AEE.pdf

RECURSOS:  Data show, Conto  infantil, jogo didático(no laboratório de informática)
AVALIAÇÃO:Será observado  a atuação do aluno nas atividades.

Por:Pricilla Pacheco 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário