Plano de Aula
Título:
Aprendendo e brincando com as Tecnologias
Conteúdo:
Linguagem e Motricidade
Público alvo:
Crianças autistas com a faixa etária de 5 anos.
Duração da atividade:
2 horas
Objetivos Gerais:
Aprimorar
a Linguagem.
Compreender
e identificar a sequência dos fatos e acontecimentos.
Desenvolver
a área motora.
Objetivos Específicos:
Discriminar
fatos e acontecimentos.
Executar
movimentos motores.
Interpretar
e reorganizar a Linguagem Oral e Visual.
Enriquecer
e ampliar o vocabulário
Metodologia (Passo a passo):
Inicialmente será disponibilizado
para a criança autista um vídeo com a narração da história: “Os Três
Porquinhos”. Após a visualização do vídeo, a criança terá acesso ao game da
história narrada. Nesse game, o objetivo que a mesma precisará alcançar será de
observar e analisar as gravuras da história e seus diferentes momentos e
reorganizar os fatos reproduzidos nas gravuras em sequência correta dos
acontecimentos. Esse game se dará através do simples manuseio do mouse
arrastando as gravuras para os espaços devidos e respeitando a sequência
correta da história.
Ainda sobre a história: “Os Três Porquinhos”, será
disponibilizado um livro interativo, na qual a criança através do mouse
arrastará objetos da história aos seus lugares devidos e ainda descartar
personagens e objetos que não fazem parte da mesma.
Recursos:
Vídeo, Histórias Seriadas, Games e Livro Interativo.
Avaliação:
Através da observação direta sobre o posicionamento do aluno autista para com
as atividades propostas, a sua participação, contribuição e a relação que
estabelece com as tecnologias utilizadas.
Referência Bibliográficas:
http://www.youtube.com/watch?v=cp5rpv_P0k8 (Vídeo com a História: " Os Três Porquinhos")
https://www.todolivro.com.br/livros-infantis-por-formato/livros-interativos/conto-cenario-tres-porquinhos-os.html (Livro Interativo: "Os Três Porquinhos")
Autora: Camila Rodrigues
http://www.librasbrincando.com/ (Jogo das frutas)
http://teleduc.proinesp.ufrgs.br/cursos/diretorio/tmp/313/portfolio/item/105/Microsoft_Word__MEU_TRABALHO_AEE.pdf
Autora: Camila Rodrigues
PLANO DE AULA
TÍTULO: De conto em conto: "Quem conta um conto, aumenta um ponto"! Trabalhando a literatura na educação de surdos.
CONTEÚDO: Alimentação (Ciências)
PÚBLICO- ALVO: Alunos surdos em classe inclusiva ( 6 e 7 anos)
DURAÇÃO DA ATIVIDADE : 2 horas
OBJETIVOS GERAIS: Incentivar o prazer e o gosto da leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Identificar os alimentos que fazem bem a nossa saúde;
Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação
Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação
CONTO ESCOLHIDO: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
METODOLOGIA:
A aula iniciará com apresentação do mini- projeto e com a contação de história do livro em libras.O livro poderá ser copiado para apresentação no Data Show.
Após a contação de história, será o momento da roda de conversa, onde os alunos deverão contar o que entenderam, o que gostaram, o que não gostaram,isto é, momento de troca e interação. No caso do aluno surdo , caberá ao professor ser o mediador dessa interação do surdo e ouvintes.
http://culturasurda.net/category/historias-em-l-s/
A partir da maçã da Branca de Neve que representará o alimento saudável será desenvolvido o conteúdo proposto.Após os alunos seriam encaminhados para sala de informática para "o jogo das frutas".
http://www.librasbrincando.com/ (Jogo das frutas)
http://teleduc.proinesp.ufrgs.br/cursos/diretorio/tmp/313/portfolio/item/105/Microsoft_Word__MEU_TRABALHO_AEE.pdf
RECURSOS: Data show, Conto infantil, jogo didático(no laboratório de informática)
AVALIAÇÃO:Será observado a atuação do aluno nas atividades.
Por:Pricilla Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário