sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Livro: Cuidado! Escola. Exercício sobre Imagens (Opinião x Fato)

"Onde só permitido o que não é proibido!" 



       O livro: Cuidado! Escola de Paulo Freire apresenta por meio de imagens e textos escritos das mais variadas formas, como o diálogo em quadrinhos,  a representação da escola de antigamente e a de hoje. O que mudou? O que evoluiu ou não? É a mesma de tempos atrás? Tais questionamentos perpassam por todo um contexto histórico e são feitos pelos mais diversos sujeitos ativos que compõem o tempo e o espaço presentes. 
       Se observarmos as imagens contidas no livro, percebemos que muitas vezes elas traduzem e explicam com mais clareza a realidade vivida por professores e alunos. O espaço escolar não é nada mais que apenas um espaço. O importante são as relações sociais, pessoais e cognitivas que são estabelecidas neste espaço. Não necessariamente há de existir um espaço específico para a consolidação dessas relações.
       A escola precisa ser um lugar de troca, troca de experiência, de vivências e aprendizagens. Ela é um espaço em construção, nunca acabado pois é recheado a cada momento de novas pessoas, novas culturas, diferentes realidades e formas de ver o mundo. 
       Se analisarmos a imagem escolhida, podemos observar que a prática adotada é literalmente inversa. O professor não aceita, nem compreende a bagagem de vida que o seu aluno traz de fora da escola. Ele simplesmente a recusa, sem ao menos analisá-la como aspecto significativo para o seu aluno. Seria então a escola um espaço da não significação? Porque nossos alunos sentem-se tão perdidos e entendiados à tudo que lembra ou seja um espaço escolar? Vamos voltar a imagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário