segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Resenha do artigo:Desafios Culturais da Comunicação à Educação de Jesús Martín-Barbero

Jesús Martín-Barbero nasceu em 1937, em Ávila, na Espanha, porém, vive na Colômbia desde de 1963.É semiólogo, antropólogo, filósofo e especialista em comunicação e mídia. É autor do livro " Dos Meios às Mediações:Comunicação,Cultura e Hegemonia" e é professor do Departamento de Estudos Socioculturais em Guadalajara no México.
O artigo em referência aborda criticamente o conceito de cultura e de como este se estabelece no ensino através do Currículo escolar. Segundo Jesús Martín-Barbero ainda não existe uma articulação fundamentada entre a cultura, a educação e a comunicação.
Em sua obra o autor relata à falta de compreensão na elaboração de políticas na Colômbia e sobre como o campo da comunicação pode atuar frente aos desafios que a Educação tem de enfrentar para a formação de cidadãos livres e capazes de atuar de forma autônoma na sociedade. Barbero discute as dificuldades e principalmente a incapacidade de a escola alterar sua relação com a produção e aquisição de conhecimento. O modelo de comunicação predominante na escola é vertical e autoritário na relação professor-aluno, e linear sequencial no aprendizado, impedindo que se abra de maneira a enriquecer-se com as novas linguagens dos meios de Comunicação. O autor defende a ideia de transformação na comunicação do sistema escolar,porém,enquanto existir verticalidade na docência, não haverá tecnologia que supere a alienação da escola.
Ele também descarta a mera aquisição de equipamentos e tecnologias, por parte da escola ,para a transposição ilustrativa dos conteúdos. Salienta que a escola precisa alterar suas formas de relacionamento com os jovens, com o conhecimento e com o conjunto da sociedade. Essas mudanças comportam entender a centralidade dos processos de comunicação - ao que denominou ecossistema comunicativo - para capacitar o jovem para uma mentalidade crítica, fazendo-o ler o mundo de maneira cidadã . É de extrema importância que o campo da comunicação e da educação se relacione de forma significativa pois contribuirá para a construção e produção de conhecimento dos com alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
 

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