terça-feira, 29 de outubro de 2013

Informática na Educação Especial


       

       A informática, hoje tão presente em nossas vidas, é extremamente necessária aos portadores de necessidades educacionais especiais, permitindo assim que o aluno com deficiência utilize os recurso disponíveis no computador, como o auxílio visual, auditivo, motor e interativo para facilitar a sua aprendizagem.
       A utilização da informática para o processo ensino-aprendizagem na educação especial atende necessidades específica no âmbito da deficiência mental, físico-sensorial e motor, com influências nas dimensões socio-afetivas. Essa ferramenta propicia um ambiente estimulador e diferenciado de aprendizagem que desperta o interesse do aluno, estimulando atividades cognitivas básicas e de conceitos nas diversas áreas do conhecimento.
       A informática especial é um recurso pedagógico e de comunicação que propicia aos alunos portadores de necessidades especiais possibilidades de novas experiências, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem globais. As aulas de informática ministradas se norteiam para a aquisição de conceitos básicos visando a alfabetização, pedagógico, interação social e a comunicação.
A utilização deste recurso atende a uma diversidade de alunos portadores de diferentes patologias em diversas faixas etárias. O trabalho pedagógico nesta perspectiva terá maior amplitude, possibilitando a interatividade entre o trabalho a ser desenvolvido na sala de informática e na sala de aula.

Objetivo Geral: 

  • Através de um ambiente computacional propiciar o desenvolvimento das potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais especiais, entendidos como sujeitos do seu processo de aprendizagem e construção de seus conhecimentos.
  • Troca pedagógica entre a sala de aula e o ambiente da informática.
  • Possibilitar maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Objetivo Específico:

  • Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos com base no Currículo Nacional Comum;
  • Comunicação Alternativa para alunos com graves comprometimentos motores;(caso na escola tenha alunos com Deficiência Física
  • Conhecimento Básico de Informática para futura inserção no mercado de trabalho.


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