A utilização da informática para o processo ensino-aprendizagem na educação especial atende necessidades específica no âmbito da deficiência mental, físico-sensorial e motor, com influências nas dimensões socio-afetivas. Essa ferramenta propicia um ambiente estimulador e diferenciado de aprendizagem que desperta o interesse do aluno, estimulando atividades cognitivas básicas e de conceitos nas diversas áreas do conhecimento.
A informática especial é um recurso pedagógico e de comunicação que propicia aos alunos portadores de necessidades especiais possibilidades de novas experiências, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem globais. As aulas de informática ministradas se norteiam para a aquisição de conceitos básicos visando a alfabetização, pedagógico, interação social e a comunicação.
A utilização deste recurso atende a uma diversidade de alunos portadores de diferentes patologias em diversas faixas etárias. O trabalho pedagógico nesta perspectiva terá maior amplitude, possibilitando a interatividade entre o trabalho a ser desenvolvido na sala de informática e na sala de aula.
Objetivo Geral:
- Através de um ambiente computacional propiciar o desenvolvimento das potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais especiais, entendidos como sujeitos do seu processo de aprendizagem e construção de seus conhecimentos.
- Troca pedagógica entre a sala de aula e o ambiente da informática.
- Possibilitar maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Objetivo Específico:
- Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos com base no Currículo Nacional Comum;
- Comunicação Alternativa para alunos com graves comprometimentos motores;(caso na escola tenha alunos com Deficiência Física
- Conhecimento Básico de Informática para futura inserção no mercado de trabalho.
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