quarta-feira, 30 de outubro de 2013

      Resenha do artigo: Desafios Culturais da Comunicação à Educação de Jesús Martín-Barbero

       Em sua obra o autor indaga como o campo da comunicação pode atuar frente aos desafios que a Educação tem que enfrentar em vista da formação de cidadãos livres e capazes de atuar de forma autônoma na sociedade. Jesús Martin-Barbero discute as dificuldades e principalmente a incapacidade da escola de alterar sua relação com a produção e aquisição do conhecimento afirmando que o modelo de comunicação predominante na escola é vertical e autoritário na relação professor-aluno e linear sequencial no aprendizado, impedindo que se abra de maneira a enriquecer os alunos com as novas linguagens dos meios de comunicação.
       Pautada em um modelo de comunicação predominantemente vertical e autoritário, a escola acaba privando a criança de se relacionar com as diversas linguagens que cada qual com a sua especificidade comunicam e dialogam algo, com alguém, para alguém e certamente com algum objetivo. Além das linguagens de comunicação outras linguagens como a linguagem musical, plástica, a linguagem corporal, teatral entre outras são privadas do meio na qual esta criança está inserida limitando a sua criatividade, produção e desenvolvimento da mesma e o acesso às diversas expressões culturais. 
       Esse modelo educacional vem sido bastante contestado por alguns teóricos da área da educação, principalmente quando o objeto de estudo se refere à educação de crianças com necessidades especiais, necessitadas extremamente de meios ou recursos lúdicos, diversos e significativos para o seu desenvolvimento integral.
      O aluno especial, dentro desta perspectiva, torna-se desprovido de estímulos adequados ao seu desenvolvimento, estímulos estes que não visam a superação de suas limitações dificultando o desenvolvimento e  a estimulação de suas potencialidades.
       Como dialogar o campo da comunicação com o campo educacional especializado? Como estabelecer práticas prazerosas e produtivas quando o assunto em foco é a introdução de novas linguagens dos meios de comunicação ao ambiente escolar? Reflita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário